Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Foi uma das principais personalidades para a revolução científica, desenvolveu os primeiros estudos sobre o movimento pendulo e estudo sistemático do movimento uniformemente acelerado, descobriu a lei dos corpos que diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual.
   Melhorou o telescópio refrator e com ele descobriu varias curiosidades sobre nossa via láctea, teve ideias percussoras sobre as teorias newtonianas. Suas invenções foram fundamentais para a nossa praticidade de hoje, algumas delas foram: Percursos do relógio de pêndulo, balança hidrostática, compasso geométrico.
   Em 1609, apresentou às autoridades de Veneza uma versão aperfeiçoada do telescópio - inventado no ano anterior pelo alemão-holandês Hans (ou Johann) Lippershey, mas, naquela época não era mil maravilhas.
   Cerca de 20 anos mais tarde, a Igreja Católica julgou e condenou o cientista, hoje tido como fundador da astronomia moderna, por heresia. Ele foi sentenciado por questionar a teoria, tida como correta na época, de que o Sol girava em torno da Terra.
   Embora os fundamentos da teoria Heliocêntrica - segundo a qual o Sol estaria no centro do sistema solar - tenham sido estabelecidos previamente pelo polonês Nicolau Copérnico, foram os instrumentos e observações de Galileu que permitiram provar a teoria. Em 1633, Galileu foi forçado a desmentir a teoria e condenado à prisão domiciliar. 
Ele morreu em 1642. Só em 1992 o papa João Paulo II declarou que a decisão da Igreja Católica foi um erro e que os católicos não são hostis à ciência.

Invenções

Gaileu contribuiu com muitas invenções e aperfeiçoou diversas outras.

Modelo heliocêntrico do Sistema Solar

Uma das "invenções" mais famosas de Galileu foi a confirmação de que o Sol é o centro do nosso sistema solar, teoria apresentada primeiramente por Nicolau Copérnico. Galileu confirmou a teoria em parte através de sua observação das fases do planeta Vênus, que reflete a luz do sol enquanto orbita a estrela. Isso foi revolucionário na época, porque a maior parte do mundo ainda acreditava que a Terra era o centro do universo.

O Telescópio 

Embora o telescópio tenha sido inventado em 1608 pelo holandês Hans Lippershey, Galileu construiu seu próprio em 1609, sem nunca ter visto Lippershey, e ele o aperfeiçoou ao longo do tempo, partindo de 3X de ampliação para cerca de 30X. Ele construiu seu primeiro telescópio com base em descrições que ouvira e foi o primeiro a utilizar um para observar o céu.
Compasso Geométrico


Em 1597, Galileu inventou o compasso geométrico, um instrumento científico com dois braços que pode ser usado ​​para fazer cálculos e medições geométricas.

Contribuições para outras invenções

   Galileu também contribuiu para invenções de várias outras peças de tecnologia as quais não existem um único inventor reconhecido. Por exemplo, na construção de um termômetro no início da década de 1590, que utilizava a expansão e compressão de ar para levantar e abaixar a água em um tubo. 



Deixe um comentário