Se você, assim como eu, usa os serviços dos correios para enviar livros, deve saber que Sedex e PAC não são baratos e que as vezes o preço é quase, se não o mesmo, de um livro. Estou participando de um amigo secreto literário e essa semana enviei o livro para a pessoa que sorteei e enviei por PAC e ficou quase 20 reais. Isso quando não precisa usar a caixa deles e faz você mesma o embrulho. Imagina se os autores pagassem esse preço por cada livro enviado. Então, para minha e a nossa alegria existe o Registro Módico, que só fiquei sabendo da existência dele essa semana.
O registro módico é o serviço adicional através do qual o objeto (encomenda, documento ou mensagem) é confiado aos Correios contra a emissão de documento comprobatório da postagem.É um serviço exclusivo para envio de livros, que qualquer agência dos Correios é obrigada a aceitar.
O Registro Módico é uma redução tarifária aplicado ao serviço de Registro Nacional. Pode ser utilizado junto aos serviços de Carta (comercial e não comercial), impresso normal, impresso especial e mala direta postal, quando da postagem de: - livros em geral, postados por qualquer pessoa física ou jurídica;
A forma mais barata e correta de enviar livros, com limites de 5 kg, é: "Impresso Normal Registro Módico" - é só escrever embaixo a esquerda no lado do destinatário.
Pode estar em embrulhado em papel, em envelope ou em caixa. Os Correios tem o direito de abrir para inspeção para verificar se realmente são livros, caso desconfiem, mas você não precisa levar o pacote aberto. Se levar fechado é obrigatório escrever no lado do destinatário: “Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT”.

Quem pode usar:
- Pessoas físicas e jurídicas sem contrato;
- Pessoas jurídicas com contrato
Benefícios:
- Apresenta tarifa reduzida.
- Possibilita o acompanhamento e o controle do objeto na postagem e na entrega.
- Fornece comprovante no ato da postagem do objeto.
- Permite o rastreamento do objeto.
Restrições e recomendações:
Para a contratação do Registro, o objeto deverá apresentar, obrigatoriamente, o nome e o endereço completo do remetente e do destinatário.
Limite de peso:
5 kg.
Limites de dimensões:
Envelope:
- Mínimas: 9 cm x 14 cm.
- Máximas: comprimento menor ou igual a 60 cm.
Pacote e caixa:
- Mínimas: 9 cm x 14 cm.
- Máximas: 150 cm (comprimento + altura + espessura).
A maior dimensão (comprimento ou altura ou espessura = máximo de 60 cm).
Rolo:
- Mínimas: 10 cm (comprimento).
Comprimento mais duas vezes o diâmetro = mínimo de 17 cm.
- Máximas: 90 cm (comprimento).
Comprimento mais duas vezes o diâmetro = máximo de 104 cm.
Orientações:
É proibido incluir nos impressos outros objetos de diferentes remetentes.
O cliente que optar pela devolução dos objetos não entregues, basta indicar o símbolo da “Devolução Garantida” nos objetos, logo após ou abaixo da chancela de franqueamento do Impresso.
Como preencher:
No lado da destinatário embaixo á esquerda, escreva:
"Impresso Normal Registro Módico"
 “Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT”
Como comprar:
Para adquirir o serviço, basta comparecer em qualquer agência dos Correios. O pagamento é a vista, sem necessidade de contrato.

Preços:
Os preços unitários para o serviço de Impresso constam da Tabela de Preços, estabelecida pela ECT, de acordo com o peso e local de entrega, observando-se o valor mínimo por postagem. Abaixo você encontra as tabelas extraídas do site dos Correios. Clique aqui para conferir a tabela completa.


O registro em si custa apenas R$1,60, mas você também paga pelo peso. Confira os preços:

PS: os valores podem sofrer alterações
Entrega:
Em domicílio (em algumas localidades que não existe a entrega pelos Correios a pessoa o retira na agência mais próxima) ou caixa postal.

Como pode perceber, qualquer pessoa pode e tem o direito de usar esse serviço sempre que for enviar um livro.Se a sua agência não aceita a postagem dessa forma, estão indo contra as próprias regras! Imprima a página dos Correios e leva até lá, fazendo valer seus direitos.

Atenção: "Impresso Normal - Registrado" é diferente de "Impresso Normal - Registro Módico". O registro comum é mais caro que  o módico.

Espero que as informações tenham sido úteis e que ajudem. 
O post foi inspirado em um que vi no blog Leitora Viciada e Entre Páginas de Livros e as fontes são do site dos Correios.



56 Comentários

  1. Uau!!! Você tirou todas as minhas dúvidas! Eu sabia que devia ter algum serviço especial, mas ainda não sabia qual era!

    Muito bacana sua informação!
    Sou Vanessa Lá do grupo no face, Andross Editorial!

    Um prazer conhecer teu blog!!

    Pensamentos valem mais que ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e as informações foram úteis.
      Também gostei de saber mais sobre o registro módico pesquisando para esse post. É um serviço muito útil.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Como é a primeira vez que envio livro pelo Correio, fiquei assustada quando pesquisei o valor do PAC. Já tava desistindo de mandar, pois iria sair pelo preço do livro na loja.
    Acabei de descobrir esse serviço, e fiquei cheia de dúvidas, mas você tirou todas elas! Obrigada! Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor do PAC é bem alto mesmo. Eu usava antes de saber do Registro Módico.
      Fico feliz em saber que o post te ajudou!
      Beijos!

      Excluir
  3. Hj ao tentar enviar um livro tive problemas, o atendente disse que eu não poderia usar serviço módico pois o pacote pesou 650gr. Ele disse que havia mudado as regras a pouco tempo, como não estava afim de discutir enviei SEDEX que foi mais caro que o livro, cheguei em casa e registrei no site do correio e por telefone a reclamação, esperar e ver o que acontece.





    www.livricios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar sobre essas mudanças de regras e se realmente tiver alguma mudança faço um post aqui falando sobre, mas em todo caso fez bem em registrar uma reclamação...
      Depois conta aqui o que aconteceu.
      Beijos!

      Excluir
    2. DELCIDES vc deve solicitar o serviço
      impresso normal registro módico,pode ser aberto pela ect,e grafar estes dizeres do lado esquerdo do destinatario...ok
      media..$10,00 por kilo mais o registro $1,60..ok...

      Excluir
  4. Aqui fui mandar livro me falaram que é até 1,5kg

    ResponderExcluir
  5. Aqui fui mandar livro me falaram que é até 1,5kg

    ResponderExcluir
  6. Será que posso enviar dois livros juntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, mas fique atenta ao limite de peso.

      Excluir
  7. Olá. Eu não entendi como calcular o valor. Se o peso total é 4010g. quanto custará o serviço? (4x8,40) + 1,60?

    ResponderExcluir
  8. A tabela está correta, só aumentou o Selo de 1,60 para 1,80. O restante é calculado conforme a tabela acima. Vale para impressos de até 5Kg, caso não queira fazê-lo chamem o gerente da agência.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Diane e demais seguidores do Blog. Gostaria de 2 informações: 1) já achei a tabela de serviços adicionais do Correios onde aparece o valor do registro módico de R$ 1,80. Eu só não consigo localizar a tabela do peso no site. Podem me dar o link? e; 2) Diane, achei muito interessante essa do amigo secreto literário. Coloque um post dizendo como funciona. Obrigado, pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Ao que parece a tabela não está mais no site. Mas se der uma olhada no post que fiz sobre o limite de peso, tem algumas informações. Nas agências "pequenas" o limite costuma ser 500g e na Central é possível enviar encomendar mais pesadas. Você pode ir na agência mais próxima e perguntar se eles tem uma tabela.
      Espero ter ajudado. =)

      Excluir
    2. Obrigado, Diane. Ajudou e muito. Ainda fiquei curioso para saber a resposta referente a questão 2, sobre o amigo secreto literário. Como é que posso organizar? Abraços!

      Excluir
    3. Eu participei de um amigo secreto com outras blogueiras ano passado. Não foi eu quem organizou, mas tem um site que faz o sorteio. Lá você coloca o email dos participantes, o site sorteia e manda um email para cada participante avisando com quem saiu. O que você pode fazer é pedir para cada participante enviar os dados junto com a inscrição.. Endereço e tal. Pode pedir também para eles fazerem uma lista de 5 livros que desejam ganhar pra facilitar na hora da escolha. E depois pode mandar um email com esses dados para todos os participantes. Vou deixar o link de dois sites que fazem o sorteio abaixo.
      Beijos!

      http://www.amigosecreto.com.br/
      http://www.sorteioamigosecreto.com/

      Excluir
  10. Eu não tenho costume de usar os serviços dos Correios então não sei como funciona nada. Pelo que entendi, precisa de nome completo e endereço completo tanto do remetente quanto do destinatário, o que dificultaria o uso do serviço para venda/troca de livros com pessoas desconhecidas.
    Seria possível usar o próprio endereço da agência dos correios ao invés do seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não sabia te responder essa pergunta, então pedi ajuda aos universitários... Fui numa agência dos Correios e perguntei se isso era possível. Bom, não é. O que você pode fazer é criar/abrir uma caixa postal que é o serviço em que você aluga uma Caixa Postal em uma agência para receber encomendas e tudo mais. Vou deixar o link do site abaixo pra você dar uma olhada.
      Espero ter ajudado.

      http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/caixa-postal

      Excluir
  11. Trabalho com livros e estou "presa" porque SEDEX etc e caro, então só entrego na cidade, eu mesma. Vou tentar o registro módico. Ai poderei ampliar meu negocio.
    Obrigada.
    Marta
    Todas AZ Letras

    ResponderExcluir
  12. Trabalho com livros e estou "presa" porque SEDEX etc e caro, então só entrego na cidade, eu mesma. Vou tentar o registro módico. Ai poderei ampliar meu negocio.
    Obrigada.
    Marta
    Todas AZ Letras

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelas informações claras, completas e bem explicadas.
    Agora posso vender meus livros usados pagando um frete mais justo.

    ResponderExcluir
  14. Enviei hoje uma encomenda assim. Paguei 1,80 pelo selo e 11,75 pelo peso extra. Ainda assim saiu mais barato que o PAC. o peso era 1878 G

    ResponderExcluir
  15. Adorei, está perfeito, bem explicativo.

    ResponderExcluir
  16. Segue a tabela atualizada:

    http://www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes/precos-e-prazos/servicos-adicionais-nacionais

    ResponderExcluir
  17. Alguém sabe se é possível contratar seguro para o envio por registro módico, do mesmo modo feito no PAC?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Pessoas, alguém aqui tem enfrentado, recentemente, problemas para enviar seus livros por registro módico? Aqui em Curitiba, diversos conhecidos estão tendo seus envelopes barrados com as desculpas mais absurdas: "nao pode mandar por módico porque é pra venda", "nao pode porque a embalagem tá errada", "nao pode porque é só permitido pra instituições de caridade"... mesmo argumentando que nao tem nenhuma informação do tipo no site, a central barra tudo. E parece que é só aqui, em Curitiba. Como está sendo com vocês? Alguma situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usei o Registro Módico a pouco tempo e consegui enviar normalmente.. Realmente não tem nada sobre isso no site e sei que muitas agências se recusam a oferecer o serviço. Já tentou imprimir as informações que tem no site e levar na hora que for enviar algo? Pode ser que ajude.
      http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/registro

      Excluir
  20. Adorei! principalmente a parte dos pesos! Tenho que enviar 4 livros hoje e não sabia se isso ai ficar caro ou não... mas obrigada, salvou meu bolso! :)

    ResponderExcluir
  21. Caso eu queira enviar um brinde ao cliente, como uma caneta... Poderei usar o módico?

    ResponderExcluir
  22. Estava fazendo um trabalho e você e ajudou. ♥

    ResponderExcluir
  23. Enviei um livro de 440g ontem pelo registro módico, ficou R$1,95 o registro e R$8,25 os selos (total de R$11,05).

    ResponderExcluir
  24. Aqui na minha agência disseram que o peso máximo e 500g, depois disso só pelo PAC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/registro#tab-3
      Não há especificação sobre peso, mas no impresso normal é até 20KG. a agência tá trollando com sua cara:
      http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/impresso-normal#tab-3
      imprima as paginas e treta com os caras, tem atendente q eh bem fdp

      Excluir
  25. posso enviar um livro com uma capa de tecido? e um livro pequeno e a capinha e de pano que minha esposa fez pra dar de presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, eles não podem alegar nada com relação a capa. e não é apenas livros, mas impressos em geral como folhetos de propaganda, revistas, listas de preços e coisas afins.

      Excluir
  26. posso enviar um livro com uma capa de tecido? e um livro pequeno e a capinha e de pano que minha esposa fez pra dar de presente.

    ResponderExcluir
  27. Que legal. Obrigada pelas informações! 💜💛💙💚👏😊

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! Muito obrigada pelas dicas! Sensacional!!!!

      Excluir
  29. Você tem mais informações que o site dos correios. E é mais bonita também.

    ResponderExcluir
  30. Diane poderia explicar como calculo o valor se fosse 2,0kg o pacote?

    tenho utilizado esse serviço faz pouco tempo e cada vez que vou ao correio é um valor e nao entendo.
    obrigada

    ResponderExcluir
  31. Boa noite ,por gentileza é possível enviar aquelas figurinhas de albúns como os da panini por envelope em registro módico?Grata

    ResponderExcluir
  32. Olá... Muito boa a informação!!!!
    Tirou minhas dúvidas.
    De fato temos muitos serviços no Brasil de postagem que desconhecemos.

    Grato Amigos....
    Seguindo desde Já no Face Book!

    ResponderExcluir
  33. Oi Diane, como vai a vida? Tudo bem, fofa?

    Eu postei um livro pelo tal do registro módico e o atendente dos correios fez um comparativo com o PAC e foi coisa de R$ 2,00 mais barato só.

    Essa semana levei um livro para postar por registro módico, mas levei já pronto, todo embalado. A guria do caixa disse que precisava abrir, mas como eu estava com pressa, fiz pelo PAC, mesmo. Mas aí pergunto: Se ela abrisse, como faria para fechar? E u embalei envolvido em plástico bolha, dentro de uma caixa de papelão, e por fora o papel pardo com as informações de remetente e destinatário. Ela teria que tirar todo o papel pardo para verificar o conteúdo, e como faria para fechar novamente? Ela mesma deve fazer isso? E o papel pardo, ela daria outro, já que o primeiro teria que ser necessariamente destruído com a abertura para verificação?

    Obrigado pela resposta que aguardo!

    Alexsanderson - o de nome grande

    ResponderExcluir
  34. Olá, hoje fui fazer uma pastagem de uma revista por registro módico e fui informado pelo atendente que esse serviço será extinto porque o correio não está mais fornecendo as etiquetas de registro modico para as agências? Essa informação é verdade? ?

    ResponderExcluir
  35. eu sempre envio material impresso pelo modico chegar muito rapido.

    ResponderExcluir
  36. Tenho duas perguntas: 1º Exemplo: digamos que faço uma venda de um livro e tenho que enviar para meu cliente. Posso usar o , Registro Módico, ou seja com fins comercial?
    2º O valor depende apenas do peso ou leva-se em consideração o local de destino? Antes de mais nada muito obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Seu post ajudou muito!! já vou favoritar com certeza!!!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  38. Menina vc ficou sabendo bem antes de mim, eu descobri esse ano, porém ainda não sei como faço pra descobrir ql valor devo mandar para as pessoas q compram de mim no mercado livre rsrs

    ResponderExcluir
  39. pOST DE 2014 ME AJUDOU. MANDEI 2 LIVROS DE RONDÔNIA PARA PERNAMBUCO E CUSTOU APENAS 8 REAIS. PERGUNTEI QUANTO FICARIA SE FOSSE PELO PAC, E A MULHER DISSE QUE FICARIA POR 40 REAIS. MUITO OBRIGADO. AQUI, MEU BLOG:WWW.LIVROSEMISSÃO.COM

    ResponderExcluir