Título original: Tosco
Autor: Gilberto Mattje
Páginas: 134
Editora: Alvorada
Lançamento: 2009
Avaliação: 




Sinopse: Um jovem comum, reflexo de tantos outros empenhados em viver ou, muitas vezes, apenas sobreviver. De forma simples e direta, Tosco reflete sobre a condução da própria vida. Faz uma leitura de algumas razões afetivas envolvidas em seus comportamentos e atitudes. Em seu desafio de sobreviver, ter aprendido a pensar no porquê das coisas parece ter sido a sua grande descoberta. 


    Minha prima esqueceu esse livro aqui em casa, acho que ela deve ter ganhado na escola ou algo do tipo. Eu estava meio que atoa e resolvi ler ele. É um livro pequeno e concede um leitura rápida. O conteúdo é bem simples, tem uma linguagem fácil de se interpretar e tem alguns desenhos que descrever algumas cenas.

"Engraçado: sentir saudade de algo que nunca se teve!"


   Tosco  foi criado em um ambiente em que os pais não demostravam qualquer sentimento por ele. Rodeado por brigas constantes e palavras duras ele aprendeu a ser assim: impor respeito, mesmo que signifique que as pessoas fiquem com medo dele. Ia mal na escola, brigavam com todos por qualquer motivo. Se envolveu com drogas, com pessoas que fingiam estar ao seu lado, com bebidas e teve que enfrentar todas as consequências por isso.

"Se você acha que o mundo foi agressivo com você, agora você vive agredindo o mundo. Se você foi pouco cuidado, provavelmente não sabe cuidar de si mesmo e muito menos dos outros. Então vive como se fosse num guerra."
Foi expulso das escolas que frequentava por agredir os professores, brigar com os alunos e coisas afins. Ele, então muda de escola e conhece o Prof. Jeferson e começa a perceber que a vida não precisa ser como ela imaginava. Na nova escola ele encontra um professor que está disposto a ajuda-lo com o que for preciso e amigos verdadeiros. E assim ele vai mudando o seu jeito de pensar, de encarar a vida e seu modo de agir.

Amigo é realmente amigo, não importando se o amigo está certo ou errado. É dizer as verdades, mas nunca abandonar. É estar lá para o que der e vier. Não dá para ser traíra. Assim, a fidelidade é o maior valor. Traição não tem perdão.

É um livro bastante reflexivo. E me fez parar para pensar na vida e na forma que venho encarando meus problemas. O jeito que imaginamos a vida ou o que fazemos nela nem sempre é o certo. Esse livro me fez abrir um pouco a mente e acreditar mais em mim mesma. As vezes é preciso parar um pouco, frear de repente e analisar a maneira que você tem levado a vida e se está feliz com isso. Se você está feliz, ótimo, se não, é melhor começar a mudar isso. Quando terminei de ler o livro fiquei, meio, fora de orbita. Então, super recomendo o livro. Vale a pena ler!

A gente faz a vida dar certo ou errado. Depende da gente.


   


8 Comentários

  1. Oi , tudo bem? é minha primeira vez no blog e eu amei
    nunca tinha ouvido falar desse livro , mas a sua resenha(otima) me fez ficar louca por ele rs
    beijos amanda do http://entre-galaxias.blogspot.com.br/2014/01/series-para-ver-e-rever-nessas-ferias.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda! ^^
      Eu também nunca tinha ouvido falar desse livro, até minha prima deixar ele aqui em casa.
      Obrigada!

      Excluir
  2. Amei, muito bom!
    Gatinha estou atualizando o meu canal no youtube com vídeos semanais, visite e se gostar se inscreva. Ah, e não deixe de acompanhar o blog, beijinhos.
    Canal: http://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito boa sua resenha já tinha lido ano passado , mais quis fazer um trabalho de escola ai encontrei seu blog com esta resenha maravilhosa que me facilitou pois ia ter que ler o livro novamente , mais achei muito bom ... obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que minha resenha tenha te ajudado de alguma forma.
      Mas ler esse livro novamente valeria super a pena.
      Obrigada pela visita.
      Beijo!

      Excluir
  4. Respostas
    1. não,isso é uma resenha comum,porem ótima!

      Excluir